Ahhh.. o verão! Não tem estação mais gostosa para aproveitar com os amigos e a família na praia, né? Tirar um tempo para relaxar é essencial! Bom, muitas de vocês já voltaram a trabalhar, mas será que estão com as baterias recarregadas para mais um ano? E como está o planejamento de metas em 2020?
Nós, da Milliá, traçamos nossos objetivos para 2020 logo depois da virada, e te garantimos: traz resultado! Claro que não existe fórmula mágica, em que escrevemos no papel tudo o que queremos simplesmente torna-se realidade, muito longe disso…
O que viemos te contar é o segredo para essa fórmula mágica dar certo. Então vamos lá…Preparada? Pegue algumas folhas em branco e caneta para começar!
#Dica 1: trace metas ambiciosas na medida
Selecione uma folha em branco e responda a seguinte pergunta: “Onde quero chegar ao final de 2020?”
Essa pergunta é muito ampla mesmo, uma dica é separá-la por áreas da sua vida, exemplo: profissional, pessoal, amorosa, espiritual, etc. e assim traçar uma ou mais metas em cada âmbito seu. Aqui é a hora de sonhar, mas com pelo menos um pé no chão!
#Dica 2: quebre suas metas em objetivos menores
Agora, pegue outra folha em branco e divida ela em quadrados de tamanhos iguais de acordo com o número das suas metas da folha anterior. Dentro de cada um você deverá escrever seus objetivos para alcançar aquela meta. É o método de planejamento mais eficaz para qualquer coisa na vida: destrinchar ao máximo sua meta ambiciosa, e trazê-la para o mundo real. Aqui é a hora de listar o que é necessário fazer para que seu “sonho”, meta, se concretize.
#Dica 3: separe seus objetivos em semestres
E lá vamos nós para a terceira folha em branco, chegou o momento de dividir todos os seus objetivos da folha 2 e separá-los nos 6 primeiros meses do ano e nos 6 últimos. Isso ajuda muito na mensuração dos resultados, ou seja, se você está cumprindo com seus objetivos dentro do prazo que você mesma estabeleceu. Feito?
#Dica 4: passe tudo a limpo e pendure suas metas
Agora passe tudo isso a limpo em uma outra folha, se tiver algo rasurado. E pendure-as em algum lugar visível para você todos os dias! Pode ser na cozinha, geladeira, escritório de trabalho, quarto, banheiro, o importante é ver as folhas pelo menos uma vez ao dia, todos os dias do ano!
#Dica 5: mensure e escreva os resultados
Uma das dicas mais importantes de todas: crie o hábito de cumprir os objetivos e riscá-los quando isso acontecer! O sentimento de cumprir com algum dever pessoal é incrível e traz satisfação ao seu mensurado o que você já alcançou. É como se fosse os primeiros degraus de uma escadaria bem grande.
Além disso, escreva exatamente o que você fez em cada objetivo, ou não fez. Por exemplo: um objetivo era fazer churrasco todos os domingos para reunir a família, e o resultado foi que você o fez duas vezes por mês. O objetivo desse semestre não foi completamente cumprido, mas foi dado o início, então não desanime e olha só a próxima dica!
Ademais, essas dicas funcionam tanto com pessoas quanto com empresas, ein? Olha só quem também usa essa metodologia para traçar suas metas. Então, se tiver alguma empreendedora de plantão, fica ligada também nas nossas dicas infalíveis!
#Dica 6: revise
Depois de ter mensurado e escrito no papel tudo o que você já cumpriu ou deixou de cumprir, revise! Revise quantas vezes for necessário, o ideal é de 3 em 3 meses ver o quanto já progrediu. O fundamental da revisão é observar o quão perto você já está da meta ou o quão longe, e assim moldar seus objetivos ou traçar uma meta mais ou menos ambiciosa.
#Dica EXTRA para as metas em 2020: quem não gosta né?
Para finalizar, uma dica de ouro, um pouco clichê: diga “NÃO” a tudo o que foge seu planejamento, mesmo você querendo fazer, e lembre-se de olhar para suas folhas todos os dias para reforçar seu “não”.
E… compre um planner! Tipo esse aqui da foto…
E aí? Agora sim, preparada para mais um ano com tudo? Conta pra gente quais suas metas em 2020!